O chamado Pharaoh Hound (cão do faraó) é originário do Egito antigo. É uma das mais antigas raças a ser domesticada pelo homem. Há mais ou menos 2500 atrás, os fenícios faziam comércio marítimo com outros povos, onde hoje é o Líbano. Começou, então, a disseminação de espécies de cães oriundos do Egito, dentre eles, o cachorro do faraó. A sua imagem é muito semelhante ao deus egípcio Anúbis . Nas tumbas dos faraós é muito comum encontrar representações desse cão.
Provavelmente, o nome foi dado em virtude da região onde se origina a raça (a denominação original é “Kelb tal-Fenek”, que significa cachorro do coelho). Mas foi na ilha de Malta que o Pharaoh Hound se adaptou bem, como um cão bastante eficaz na caça de coelhos.

Ilha de Malta
Fonte: site Estudar Fora
Nessa ilha, o nome mudou um pouco (Maltese Habbit Hound) e até hoje caçadores utilizam esses cães para a caça. O cachorro caçador é tão apreciado por lá que em 1977 fizeram uma moeda comemorativa com a imagem do cãozinho e, em 1979, reconheceram a raça com símbolo canino da ilha.

Moeda cunhada com a imagem do pharaoh hound (1977)
Fonte: https://en.numista.com/catalogue/photos/malte/289-original.jpg
E já nos anos 2000 teve um selo com sua silhueta.

Selo comemorativo
Fonte: https://thumbs.dreamstime.com/z/moscow-russia-october-stamp-printed-malta-shows-egyptian-pharaoh-hound-canis-lupus-familiaris-maltese-dogs-serie-circa-104107830.jpg
Somente em 1966 é que a raça começou a se espalhar pela Europa, quando chegou ao Reino Unido; a esposa de um militar britânico chamada Pauline Black, se encantou com o cachorro elegante, magro e gracioso na chegada à Inglaterra que a raça passou a ser realmente chamada de Pharaoh Hound. E em 1967, chegou aos Estados Unidos.

Pharaoh hound junto com a família que o levou para a Inglaterra
Fonte: https://s3.amazonaws.com/cdn-origin-etr.akc.org/wp-content/uploads/2017/05/06153530/pharaoh-hounds-with-women-on-couch-historical.jpg
É uma caça bem peculiar. Quando um coelho é localizado, os cães o perseguem. Encurralado, o fugitivo procura tocas e brechas para se esconder. E aí entra em ação um parceiro do faraó: o furão! No pescoço, o bichinho traz um sininho. O caçador o coloca na toca onde o coelhinho se escondeu; um dos cães segue o som do guizo, enquanto o furão e o coelho passam por túneis subterrâneos em disparada. O coelho se assusta com o barulho do sino, o que faz com que ele saia correndo para se afastar do incômodo, até que acaba saindo de dentro do esconderijo. Com a ajuda do cachorro que seguiu o som do sino do furão, o caçador consegue armar a rede e, por fim, capturar o coelho.

Olha o nariz rosa, gente!
Fonte: Depositphotos
Outra curiosidade do Pharaoh Hound é a capacidade que ele tem de ficar corado. É, ele fica com o nariz e as orelhinhas rosadas! Deve ser uma fofura! Quando estão felizes, eles ficam coradinhos, pois possuem na pele um pigmento preto que proporciona essa característica à raça, e sorriem. Costumam chacoalhar o corpo e a cauda, mostrando todos os dentes em um sorrisão!
Com visão e olfato aguçados, esses cães são denominados, em inglês, como sighthounds: título dado a algumas raças pela própria estrutura corporal aerodinâmica, cintura fina e ossos leves, para que possam alcançar velocidade superior à média de outras raças, demanda que eles possuam o corpo esguio, magro, além de contarem com um metabolismo particular e baixas reservas de gordura corporal. Os galgos do vento, como são chamados os sighthounds, têm outros representantes, como os Whippet, os Borzoi e os Saluki. Na fotografia abaixo, podemos ver os exemplares dessas raças magrinhas.

Raças sighthounds
Fonte: https://www.akc.org/wp-content/uploads/2019/10/sighthounds-1940s.png
Um macho pode medir até 63 cm e pesar quase 25kg, tendo uma expectativa média de vida entre 12-14 anos. Por apresentar um alto nível de energia, o faraó não é uma raça muito propensa a ser um pet para termos em casa. Por outro lado, essa energia ajuda para treinar, caçar e trabalhar, pois também gozam de um alto nível de estimulação mental, ou seja, possuem uma predisposição para atividades físicas diárias. O Pharaoh Hound é muito afetuoso com as pessoas de sua casa, são considerados bons para socializar com outras raças e no geral gozam de boa saúde ao longo da vida.
Até mais!
Bianca